Montessori em Perú
Quando Gianina visitou o jardim de infância de Montessori pela primeira vez, ela disse para si mesma que tinha encontrado o que estava procurando durante toda sua vida; ensinar crianças em todo o Perú.
Peru, Southern America
Story by Gianina Elizabeth Huaccha Luza. Translated by Sweet Bean
Published on April 9, 2022.
This story is also available in
Quando analiso a educação em Peru de um modo geral, eu percebo que há muito para construir e fortalecer, começando com o comprometimento dos professores com o seu trabalho-- principalmente em seus corações. Em outras palavras, que os professores sintam que ser professor não é apenas um emprego, mas que eles façam o seu trabalho por causa do amor que têm pelas crianças.
Crianças são pequenas esponjas que absorvem absolutamente tudo.Sabendo disso, como professor, para mim isto é fundamental para prover conhecimento com amor quando estou ensinando as crianças nos primeiros anos de suas vidas.
Muitas coisas aconteceram em minha vida, mas uma coisa que nunca me esquecerei e que mudou a minha vida para sempre foi quando cheguei pela pela primeira vez como uma professora alemã numa turma de jardim de infância em Peru. O momento em que cruzei a soleira da porta, percebi que esta sala de aula era um mundo aparte das outras escolas eu sei. Esse jardim de infância tinha um espírito de harmonia, paz e amor. Além disso, eu observei que esta escola usava elementos pedagógicos que não me eram familiares porque este era um Jardim de infância seguindo a metodologia Montessori.
O método Montessori foi desenvolvido por uma doutora e educadora Italiana, Maria Montessori, no principio do século vinte. O método é caraterizado por prover um ambiente de aprendizado organizado, esteticamente-acessível, simples e real, onde cada elemento contribui apropriadamente para o desenvolvimento da criança.
Eu estava gratificado ao ver como as crianças amavam cada atividade que o guia da metodoligia Montessori oferecia para elas, estava profundamente comovido ao ver a autonomia pessoal das crianças em idades tão jovens como 2 ou 4 anos de idade.
Naquele dia, senti que meu coração não podia conter mais emoção, Eu disse para mim mesma, “Gianina,encontraste o que andaste a procura por toda a tua vida. “ Enquanto senti lágrimas caindo pelo meu rosto, eu encontrei a minha felicidade.
Eu sabia que encontrei a ferramenta que seria capaz de instruir crianças com dificuldades de aprender e, acima de tudo, para instruir as crianças no meu país. Instruir as crianças em Peru é realmente a minha paixão.
Eu sempre serei grato ao director do jardim de infância, querido Tante Janet, por me permitir entrar no maravilhoso mundo de Montessori. Já fazem sete anos desde aquele dia, desde então, eu nunca parei nem desejei parar de aprender e explorar.
Em 2019, Eu fiquei deleitado ao ouvir que a Associação Internacional de Montessori (AMI) estava em Perú como Associação Montessori Perú (MAP).
Hoje, eu sou instrutor Montessori, certificado pela AMI, e digo com grande orgulho que me deleito por ser capaz de continuar o legado da Dr. Maria Montessori__ um legado de amor. Meu objectivo é trazer a maravilhosa metodologia Montessori para os mais distantes e escondidos cantos de Perú.
Maria Montessori disse, “Semeia nas crianças boas ideias, mesmo que elas não as percebam; os anos vão empoderar as crianças para decifra-las em seus próprios entendimentos e fazer as ideias florescerem em seus corações.”
Eu sigo este caminho em minha vida, com as visões de Deus e Maria Montessori em meu coração. Eu continuarei semeando e espero que meus olhos possam ver, de vez em quando, os frutos que crescem, cada em seu tempo.
Eu amo a vida; Eu sou feliz!
Ver crescimento faz meu coração feliz.
How does this story make you feel?
Follow-up
Do you have any questions after reading this story? Do you want to follow-up on what you've just read? Get in touch with our team to learn more! Send an email to [email protected].
Talk about this Story
Please enable cookies to view the comments powered by Disqus.
Subscribe to our Monthly Newsletter
Stay up to date with new stories on Correspondents of the World by subscribing to our monthly newsletter:
Other Stories in Português
Explore other Topics
Get involved
At Correspondents of the World, we want to contribute to a better understanding of one another in a world that seems to get smaller by the day - but somehow neglects to bring people closer together as well. We think that one of the most frequent reasons for misunderstanding and unnecessarily heated debates is that we don't really understand how each of us is affected differently by global issues.
Our aim is to change that with every personal story we share.
Community Worldwide
Correspondents of the World is not just this website, but also a great community of people from all over the world. While face-to-face meetings are difficult at the moment, our Facebook Community Group is THE place to be to meet other people invested in Correspondents of the World. We are currently running a series of online-tea talks to get to know each other better.